Sintomas da síndrome da caverna

• Prostração:

Mesmo tão usado por Deus, quando aquela mulher proferiu as ameaças, Elias se desmontou.

Foi uma reação carnal da parte dele. "Temendo, pois, Elias, levantou-se e para salvar sua vida se foi e chegou a Berseba, que pertence a Judá, e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio,, e se assentou debaixo de um zimbro e pediu para si a morte e disse: Basta, toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais" (1 Reis 19.3,4).

Sua reação era como quem diz: "eu não presto pra nada mesmo".

• Medo e condenação:


Apesar de não ter cometido nenhum pecado horrível, Elias começou a se sentir muito condenado. Pessoas que sofrem da síndrome da caverna têm esse problema. Pode ser algum grande trauma ministerial, uma grande decepção. Conseqüentemente, ele se sente inadequado, incapaz, impróprio para a função. Mesmo depois de Deus ter falado com ele e o alimentado, e depois de ter caminhado firme por quarenta dias, Elias foi "se prostrar" dentro de uma caverna, no monte Horebe.

• Baixa auto-estima e senso de derrota:

Depois da ameaça, Elias fugiu, por isso sentiu-se pior ainda, um covarde. Pior do que Jezabel fez, foi o fato dele mesmo perceber a sua carnalidade. Daí veio a lamentação: "Eu não sou nada! Eu não sou melhor do que meus pais. É melhor que eu morra!".

O diabo usa este expediente com muita gente. Quando o sujeito está bem encolhido dentro da sua caverna, ele começa a dizer: "É, você não é nada mesmo. Você nunca vai ser muito usado por Deus. Você estava pensando que era alguma coisa, falando que sua igreja ia crescer, querendo alugar um prédio grande. Quem você acha que é? Volte para o seu cantinho..." Foi o que Elias tentou fazer.

• Auto-justificação e auto-comiseração:

O sujeito pode começar a sentir-se o único justo incompreendido. Junto com isto, ele começa a sentir pena de si mesmo, o bom menino ignorado e desvalorizado. Aí ele tenta provar o seu valor.

Os versículos 9 e 10 dizem o seguinte: "Ali entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do Senhor, e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo Senhor, Deus dos exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida".

O erro dos outros e a nossa justiça, aparentemente sem reconhecimento e sem recompensa, não podem ser uma desculpa para que nos isolemos em nossa caverna. É como se estivéssemos dizendo para Deus: "Olha, Senhor, eu tenho feito tudo certo. Os outros estão todos errados. O Brasil está cheio de pastores adúlteros. Eu vou ficar aqui no meu cantinho, só fazendo a minha parte. Não vou sair da minha caverninha". Mesmo que fosse assim, Deus precisaria muito da sua integridade.

• Relutância:

Mesmo quando Deus fala, chama o indivíduo para fora de sua falsa zona de conforto, ele ainda dá passos titubeantes em direção a Deus, ao seu chamado, à sua cura.

O versículo 13 diz que Elias se colocou à entrada da caverna. Como se estivesse numa direção segura para correr de volta a sua toca, como fazem os coelhos e outros roedores semelhantes. Deus não quer Elias, nem nós, no fundo ou na entrada da caverna.

Ele nos quer fora, correndo riscos, mas enfrentando-os com coragem e determinação. Se você está andando em santidade e agradando a Deus, pouco importa o que os outros vão falar.

PASSOS ENVOLVIDOS NA CURA DA SÍNDROME DA CAVERNA

• Levantar-se:


No primeiro momento, Elias estava prostrado debaixo do zimbro. Depois foi prostrar-se no fundo da caverna. Na primeira vez Deus disse: "Levanta-te e come" (v.6).

Na segunda vez Deus perguntou: "Que fazes aqui, Elias?" (v.9). É o mesmo que dizer: Meu filho, você já tem idade e experiência suficientes para não precisar fazer mais este joguinho... Quando Deus mandou que Elias saísse da caverna e se colocasse naquele monte perante o Senhor (v. 11), a idéia era a de que ele deveria ficar "em pé" fora da caverna. Muitas vezes, na Bíblia, Deus manda que os homens fiquem de pé para que Ele lhes fale. O mesmo vale para nós. Não importa o que tenha acontecido, devemos nos equilibrar e ficar firmes diante do Senhor.

• Coragem e senso de perdão:

Não fique sequer perto da caverna. Tenha coragem, seja destemido. Saia da sua zona de conforto. Fuja da caverna e comece a fazer grandes coisas para o reino de Deus.
Romanos 8.1 diz que nenhuma condenação pode se abater sobre aqueles que estão em Cristo Jesus. Logo, não será nenhuma Jezabel que vai intimidar os profetas do Senhor.

Você pode contar com esta justificação divina, com a garantia da presença do Espírito Santo.

• Afirmação e auto-imagem conforme a ótica de Deus:

Elias não tinha noção do valor e da importância que o seu ministério tinha para todo o Israel e Judá, e até mesmo para as gerações futuras.

Elias tinha muito trabalho e muita história pela frente.

Deveria ungir dois reis, um na Síria (v.15) e outro em Israel (v. 16).

Deveria também ungir e treinar um profeta para lhe suceder (v. 16): Eliseu.

Elias deveria saber que ele não estava só; havia sete mil outros justos na terra (v.18), os quais poderiam servir como consolo e companhia para o profeta solitário.

Ele nem imaginava que receberia várias menções honrosas na galeria dos heróis da fé de Hebreus 11, assim como elogios diretos na carta de Tiago (Tg 5.17,18).

Elias foi o modelo, o protótipo de ministério no qual o próprio Deus espelhou o ministério de João Batista, preparando o caminho para a atuação do Messias aqui na terra.

Mas a maior honra de todas aconteceu por ocasião da transfiguração de Jesus, no monte, quando Elias foi escolhido para representar todos os profetas do Antigo Testamento, juntamente com Moisés (Mt 17.3).

Que grande privilégio poder retornar para um encontro memorável com o Desejado de todas as nações e de todos os tempos! Valeu a pena sair da caverna!

• Ousadia e destemor:

Comece a ser usado poderosamente. Se você está andando em santidade, debaixo de cobertura, e se está tudo bem com Deus e sua família, o que você está fazendo perto de uma caverna?

Deus quer os Seus Elias fora da caverna. Deus os quer matando os profetas de Baal.
Deus precisa deles para trazer chuva em abundância, para trazer o fogo sobre o altar.

Os Elias de Deus não podem ficar escondidos na caverna nem oscilantes na entrada.

Fonte: http://www.igrejaempoa.com.br/article_view.asp?article_id=405

Cubra-me Senhor Jesus !!!!

Paizinho querido, nesse dia lindo que o Senhor nos concede, só quero te pedir que me cubras com Teu imenso amor, guardando-me das constantes ciladas de Satanás, dirigindo os meus passos ao centro da Tua vontade.

Deus, atende o meu clamor e cumpre os Teus sonhos na minha vida !

Por favor Jesus, eu te peço, arranca todas as escórias e mofos do medo, da insegurança, da fragilidade, dos bloqueios... Ajuda-me Pai, pois se Tu estiveres comigo eu quero ir !

Senhor, cubra-me com o Teu sangue puro e precioso, e leva-me ALÉM do que os meus olhos possam ver...


Salmos 17 - [Oração de Davi]

Ouve, SENHOR, a justiça; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não é feita com lábios enganosos.

Saia a minha sentença de diante do teu rosto; atendam os teus olhos à razão.

Provaste o meu coração; visitaste-me de noite; examinaste-me, e nada achaste; propus que a minha boca não transgredirá.

Quanto ao trato dos homens, pela palavra dos teus lábios me guardei das veredas do destruidor.

Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem.

Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras.

Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra.

Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas,

Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando.

Na sua gordura se encerram, com a boca falam soberbamente.

Têm-nos cercado agora nossos passos; e baixaram os seus olhos para a terra;

Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que se põe em esconderijos.

Levanta-te, SENHOR, detém-no, derriba-o, livra a minha alma do ímpio, {com}) a tua espada;

Dos homens {com}) a tua mão, SENHOR, dos homens do mundo, cuja porção está nesta vida, e cujo ventre enches do teu tesouro oculto. Estão fartos de filhos e dão os seus sobejos às suas crianças.

Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.


Me ajude a sair dessa caverna, Senhor !

Ministração do cd “De volta à inocência”, da Banda 4 por 1

“Hoje é o tempo de você se vestir da glória de Deus e falar ‘Óh Senhor, o que aconteceu comigo? Aonde eu fui parar? Eu quero voltar Senhor, eu quero voltar à origem do meu chamado’

O Senhor está te chamando querido, a cumprir o propósito dEle na sua vida. Deus te criou com um propósito, mas aonde está você, o que aconteceu com você? Onde está você? Você tem cumprido o propósito de Deus na sua vida? Você tem cumprido o propósito de Deus?”

“Em Apocalipse 2, versículo 5 diz: ‘Lembra-te pois de onde caíste., e arrepende-te, e pratica as primeiras obras.’

É tempo de você voltar à origem do seu chamado. É tempo de você voltar ao primeiro amor. Sabe, é tempo de você voltar à simplicidade: Deus é simples. A vida com Deus é simples. Quem sabe é tempo de você parar tudo que você está fazendo e falar ‘Senhor, onde está o Senhor na minha vida?

Querido, que diferença tem feito a presença de Deus na sua vida? De repente você está tão cheio de afazeres, tão cheio de compromissos, e não tem tido tempo de se relacionar com Deus. Meu irmão, pare tudo o que você está fazendo e volta à origem do teu chamado. E volta ao primeiro amor. E volta a ter comunhão com Deus.”

“Só Ele pode curar os teus traumas, só ele pode curar a tua dor. Só Ele pode te curar das decepções.

Eu queria que ... você orasse comigo assim:

Óh Deus, vista-me com a Tua glória Senhor, por que o pecado me deixou nu, envergonhado
E então tenho me escondido de Ti Senhor
Mas hoje eu quero sair dessa caverna
E ter a minha vergonha coberta com a Tua glória
Eu quero ter a minha inocência restaurada
Eu quero ter o meu vazio preenchido por Ti Senhor
Óh Deus, vista-me com a Tua glória...
E cobre-me como Teu manto
Vista com a Tua glória Senhor
Porque eu preciso estar rodeado pela Tua glória
Vem sobre mim Senhor
Vem sobre mim

ESCOLHENDO ter uma vida em santidade







O pecado é algo que faz parte da vida de todos os seres humanos da face da terra. Não existe um sequer que possa ser considerado 100% santo senão o próprio Deus. A Bíblia chama de santo os que se esforçam em renunciar o pecado, e de renúncia em renúncia conquistam a santidade como estilo de vida. Umas vezes se consegue vencer a carne, outras não, tenta-se de novo, aí se consegue, enfim, o segredo é se esforçar, assim como um atleta só ganha o troféu se treinar, se esforçar, suar e cumprir as regras em prol do seu objetivo.

A luta carne x espírito não é nada fácil, ainda mais porque Satanás só investe nas áreas que ele já percebeu que estamos propensos a cair. Ele não é onisciente, onipresente nem onipotente, mas pelo nosso estilo de vida, pelo que falamos, ainda que de brincadeira, pela forma que agimos, ele identifica facilmente que áreas são essas. E coloca perto de nós possibilidades e pessoas que incentivam tal pecado, a fim de que sejamos tentados em todo o tempo. Contudo, Deus nos deu o livre arbítrio, e cabe a nós escolher a quem queremos investir em nossa vida: carne ou espírito.

Se escolhermos a carne, Satanás aproveitará cada brecha que deixamos aberta, a fim de nos levarmos a uma vida de pecado, de forma que nem percebamos sua profundidade, fazendo-nos achar que está tudo muito bom, que estamos felizes satisfazendo nossos desejos, e que triste era o tempo que servimos ao Senhor, porque não nos satisfazíamos !

Satanás investe no que diz respeito a tirar-nos a visão espiritual gerada pela intimidade com o Espírito Santo, para não conseguirmos discernir o que é de Deus e o que não é, e quando ele vê que estamos bem amarrados e aprisionados a cada pecado, somos surpreeendidos com as acusações e culpa que tomam conta do nosso ser, levando muitas vezes à depressão. É assim que ele age: nos ilude com ofertas agradabilíssimas que fazem nossa carne "tremer", e depois que estamos presos, nos acusa, quem sabe com perguntas do tipo "Ué, você num era o cara do avivamento, o cara da Palavra, o cara do Louvor... Agora tu tá aí no pecado?" E então começa a rir de nós !

Se nossa opção for investir no espírito, devemos fugir dos prazeres da carne e não alimentar nem as pequenas possibilidades, para que não sejam elas as brechas que Satanás poderá investir. Fugir mesmo, assim como José fugiu da mulher de Potifar. A Bíblia diz que aquele que pensa estar de pé, tenha cuidado para que não caia.

Não podemos alimentar nossa carne achando que somos o tal homem/mulher de Deus. Viver em santidade nada mais é que fugir do pecado, das pessoas que o incentivam, das propostas que mexem com a nossa estrutura nos afastando do Senhor.

Santidade é o resultado de 2 coisas:

1) investimento na intimidade com Deus, através da oração, meditação na Palavra, alimentando-se de músicas, testemunhos, livros e tudo o que não deixará a nossa mente vazia e sujeita às propostas de Satanás.

2) renúncia (fuga do pecado);

Essas 2 coisas têm que andar JUNTAS, pois independentes NÃO produzem santidade como ESTILO DE VIDA.

Isso tudo que foi relatado acima, serve especificamente para quem ainda não se deixou levar pelas ofertas e manjares de Satanás. Ainda há tempo de mudar a forma de lidar com isso e não ser surpreendido com as conseqüências terríveis que o pecado gera.

Mas se você já foi pego nessas armadilhas e agora acha que não tem mais jeito pra sua vida, eu quero te dizer que há jeito sim, independente da situação que você esteja vivendo, independente dos pecados que infelizmente encontraram guarita na sua vida. Você foi escolhido desde o ventre da sua mãe e tem um Deus que te chama pelo teu nome, e te diz: "Filho Meu, não temas, porque Eu te ajudo com a destra da minha mão".

Tenha sempre em seu coração a esperança de que Deus pode mudar a situação em que você se encontra, ainda que seus olhos não consigam enxergar como. Diga: "Há esperança para mim", "Deus pode fazer um novo começo pra minha vida", "Para Deus todas as coisas são possíveis."

SEMPRE que possível, ainda que você não ore mais como antes, faça um esforço de dobrar os seus joelhos a sós com Deus no seu quarto, ou no banheiro, que seja, onde ninguém vai te interromper, e se derrame diante do Senhor, pedindo a Ele que te ajude a sair dessa vida que infelizmente você se deixou levar. Não tem como Deus não ouvir a oração daquele que se coloca diante dEle em arrependimento, pedindo ajuda para seguir o Seu caminho !

Nomeie o seu pecado. Só estará você e Deus, não há porque ter vergonha. É necessário confessar nossos pecados, mesmo aqueles que ninguém sabe que cometemos, por serem ocultos, mas Deus sabe quais são. É necessário confessarmos os nossos. Diga ao Senhor mesmo, com todo o seu coração: "Senhor, tenho vivido uma vida de prostituição / soberba / comodismo espiritual / altivez / autoritarismo / auto-confiança excessiva / amargura / revolta / inversão de valores / idolatria / indisciplina / desprezo / falta de afeto / falta de perdão... " Só citei alguns para exemplificar, mas você mais do que ninguém sabe as áreas que têm feito você pecar. Então faça a sua parte ! Busque a sua transformação com quem pode mudar a sua história !

"O MILAGRE QUE VOCÊ PRECISA DEUS TEM", Verso da música "Milagre", da Lizlanne

Profetize com todo o seu coração, que você pertence ao Senhor, profetize que a sua vida, os seus pensamentos, as suas escolhas, as suas atitudes pertencem ao Senhor, ainda que não seja assim no momento. Profetizar é fazer algo profético, ou seja, é uma atitude de fé pelo que AINDA não aconteceu, mas que vai acontecer através do poder de Deus.

Todas as vezes que você se sentir motivado a pecar novamente, lembre-se dessas palavras, e com o seu esforço, profetize isso ! Creio que Deus terá misericórdia pelo seu desejo em retornar a Ele, e com certeza Ele vai te ajudar. E quando você estiver lá pecando, o próprio Espírito Santo te incomodará, e aí você vai perceber que é a mão de Deus te ajudando a sair dali.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." II Crônicas 7:14

* * * 

"O SENHOR edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel.
Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.
Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes." Salmo 147.2-4

* * * 

"Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos" Salmo 119.71

* * * 

"Faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma.
Livra-me, ó SENHOR, dos meus inimigos; fujo para ti, para me esconder.
Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.
Vivifica-me, ó SENHOR, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira a minha alma da angústia." Salmo 143.8b-11

* * * 

"O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer" Isaías 28.26

* * * 

"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar." Isaías 43.18-19; 25-26

Mensagem de Juliana Meni, em 05/02/2009