O medo... é uma perda nítida de controle

RECEBI ESSA MSG POR E-MAIL E ESTOU COMPARTILHANDO COM VCS. ESPERO QUE GOSTEM.

Mateus Capítulo 8 Versículo 23. (Tradução King James Atualizada)

“De repente, sobreveio no mar uma violenta tempestade, de tal maneira que as ondas encobriam o barco. Ele, contu­do, dormia.”

Olá amados, hoje vou compartilhar alguns trechos de um livro que comecei a ler (Sem medo de viver – Max Lucado), nem comecei a ler este livro direito e Deus já esta falando comigo. Aproveite comigo deste banquete.

Neste versículo acima, vemos que os discípulos estavam no barco com Jesus, mas de repente uma violenta tempestade sobreveio sobre o barco. Jesus estava dormindo!
Essa tempestade não aconteceu por acaso, Deus tinha algo a ensinar!
Os discípulos gritam; Jesus sonha. Ele não tira uma soneca ou descansa. Ele dorme. Você poderia dormir em um momento desses? O sono de Jesus perturba os discípulos, “Senhor, Salva-nos! Vamos morrer!”, “Mestre, não te importas que morramos?”. Eles não perguntam sobre o poder de Jesus , nem sobre seu conhecimento, mas em vez disso, levantaram duvidas sobre o caráter de Jesus: “Não te importas...?”

O medo faz isso. O medo corrói nossa confiança na bondade de Deus. Começamos a perguntar se o amor habita nos céus. Se Deus pode dormir em nossas tempestades, se seus olhos se mantém fechados, enquanto os nossos estão arregalados. O medo libera um exame de duvidas, duvidas que nos deixam com raiva. Essa raiva nos transforma em controladores. “Faça alguma coisa a respeito da tempestade!” “Conserte ou...ou...ou você vai ver!” O medo, em sua essência, é uma perda nítida de controle. O medo libera o tirano de nós.

Ele também enfraquece a nossa memória. Os discípulos tinham razões para confiar em Jesus, pois eles presenciaram os seus milagres. O medo cria uma forma de amnésia espiritual. Ele limpa a nossa memória de milagres; nos faz esquecer o que Jesus já fez e como Deus é bom. Não é a toa que Jesus trava uma tremenda guerra contra o medo. Ele sempre estava nos comandando ter coragem.

Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. (Mateus 10:31)
Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. (Mateus 9:2)
Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber. (Mateus 6:25)

Não temas; crê somente...(Lucas 8:50)

Tende bom ânimo, sou eu, não temais. (Mateus 14:27)

Jesus não quer que você viva em um estado permanente de medo! Pense nisso!

FONTE: http://palavradodiacoutinho.blogspot.com/2011/02/palavra-do-dia-15022011-por-que-voce.html

NÃO RESISTA ÀS MUDANÇAS

MILHO DE PIPOCA

“Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.”
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.

Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lançanuma situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perdero emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.

Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer.

Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que esta sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.

Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que serecusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que nãopode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras, a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.

Extraído do livro “O amor que acende a lua”, de Rubem Alves.

ESCOLHA perdoar...



José foi humilhado pelos seus irmãos mas Deus não o abandonou. E quando Deus o levou a um lugar de honra, José não se esqueceu de sua família e lembrou-se deles para que fossem abençoados também. Ele deu lugar ao perdão e Deus os libertou dos sentimentos que os aprisionavam...

“Vendo os irmãos de José que seu pai havia morrido, disseram: "E se José guardar rancor contra nós e resolver retribuir todo o mal que lhe causamos? " 

Então mandaram um recado a José, dizendo: "Antes de morrer, teu pai nos ordenou que te disséssemos o seguinte: ‘Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade! ’ Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai". Quando recebeu o recado, José chorou. 

Depois vieram seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: "Aqui estamos. Somos teus escravos! " 

José, porém, lhes disse: "Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? 

Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. 

Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos". E assim os tranqüilizou e lhes falou amavelmente.” Gênesis 50:15-21

O PERDÃO PRODUZ RESTAURAÇÃO

Vejam o que diz a revista de escola dominical (Jovens e Adultos – Família: propósito de Deus) da Igreja Metodista Wesleyana:

“A restauração produzida pelo perdão se dá em vários níveis: horizontal, no relacionamento da pessoa ofendida com a que ofendeu e vice-versa; em nível vertical; no relacionamento com Deus e até em nível interior, da pessoa para consigo mesma.”

“Procure alguém na sua família ..., enfim alguém que você magoou e não pediu perdão e faça isso em nome de Jesus. Ou talvez na igreja você precise pedir perdão a alguém.”

“Perdoar é o abandono de todo ressentimento, toda a raiz de amargura. Em Efésios 4.31 lemos ‘Longe de vós, toda a amargura, e cólera, e ira e gritaria e blasfêmias, bem como toda malícia’.”

“Perdoar é não trazer a memória situações conflituosas do passado. Perdoar é um ato verdadeiro de amor. Perdoar é a renúncia do direito a vingança e a justiça própria.”

“Não se pode adiar uma reconciliação. Jesus recomenda interromper um ato de adoração, ou seja, se há laços rompidos entre os adoradores recomenda-se uma urgente reconciliação (MT 5.24)”

“Para que haja reconciliação entre duas pessoas, é necessário esclarecer todas as ofensas passadas entre ambos. Não se pode esquecer o passado e seguir adiante. Isso nunca dá certo. O problema deve ser tratado com transparência (1 Pedro 2.19-23; 3.9).”

“Tente reexaminar a ofensa sofrida. Faça isto sem estar dominado por forte emoção. Peça graças ao Senhor, pois com a ajuda divina você pode perdoar. Rejeite qualquer idéia de vingança. Não se deixe dominar pelo impulso da ira.”

“A Bíblia diz que não devemos retribuir o mal (Rm 12.17.2)”

“A Bíblia nos ensina que se alguém pecar contra nós, devemos procurar esse irmão e tentar resolver o problema (MT 18.15-17).”

“Quanto mais tempo passar, mais difícil ficará a reconciliação.”

“Se não perdoarmos, o nosso crescimento espiritual fica comprometido.”

E PARA FECHAR COM CHAVE DE OURO... Se vc magoou alguém ou se sente ferido por ter sido magoado, tenha sido hoje, ontem, semanas atrás, ou quem sabe há anos, se possível procure a pessoa envolvida e conserte da melhor maneira possível.

E lembre-se: ESCOLHER não perdoar é como tomar um copo de veneno e esperar que o outro morra...

DECIDA não me importar mais o que ficou pra trás. Tudo se faz novo quando estamos dentro dos propósitos de Deus...

Ass: Juliana Meni



Cuidado com o que você ESCUTA, VÊ e CONVERSA

Cuidado com o que você ESCUTA, VÊ e CONVERSA

“Bem aventuado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios…Antes tem seu prazer na lei do Senhor…Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros…e tudo quanto fizer prosperará…Porque o Senhor conhece o caminho dos justos…” - Salmos 1 a 6

Uma mulher, esta passando por uma crise em seu casamento. O homem que tanto amava e que era carinhoso já não é mais o mesmo. Parece até que o príncipe virou sapo…

Desesperada se encontra com suas três amigas, então ela começa a se desabafar com elas, contando tudo o que está acontecendo em seu relacionamento e em seu lar.

Essa cena parece normal, talvez você também esteja com algum problema em sua casa, e então desabafa, pede conselhos a sua vizinha ou até mesmo para sua melhor amiga.

Háa, quando estamos com algum problema somos tão imprudentes, somos desesperados achando que a pessoa” x” tem a solução para o problema “y”.

Essa mulher ouve suas amigas que logo falam para ela conselhos que no lugar de melhorar a situação acaba piorando mais ainda. São conselhos de pessoas ímpias, que não conhecem a palavra e o poder de Deus, vivem na maré deste mundo, “divórcio, dar o troco, e por ai vai…conselhos tolos”.

O salmista já nos precaveu a respeito de conselhos dos ímpios “”Bem aventuado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios…”
Ah, como somos tolos, deixamos conselhos dos ímpios entrarem em nossos lares por fim em nossas vidas.

Cuidado com o que você vê e ouve na televisão
A televisão, é uma das maneiras a qual permitimos que os conselhos tolos e ímpios entrem em nosso lar.

– Novelas uma arma diabólica
As novelas em geral tem a mesmas estórias, em todas elas tem o adultério, prostituição, homossexualismo e outros males para a família e conseqüentemente para a sociedade.

Muitas vezes “nós” servos de Deus, estamos torcendo pra fulana ficar com sicrano, mesmo cometendo um adultério.

Nós seres humanos nos acostumamos com tudo rapidamente, pois nosso cérebro capita tudo e então achamos tudo normal…A televisão tem dois poderes que atinge em cheio a mente humana, ela entra nas duas “portas de entradas” que temos essas portas são audição e a visão.

Na telinha vemos e ouvimos exemplos que acabam influenciando qualquer pessoa, seja a mais “santa” ou mais incrédula… Quando tudo parece normal, ai é que o negócio fica feio!

Na rodinha de “amigos”
O ser humano não foi gerado para viver sozinho, ele tem a necessidade de conviver com mais pessoas.

Além disso estamos no mundo terreno, bem na verdade é que não somos deste mundo, mas estamos peregrinando aqui, encontramos e convivemos com diversos tipos de pessoas, na qual tem fé e credos diferentes do nosso.

A ideologias deste mundo e seus costumes estão cada vez mais distante da Palavra de Deus, se não tomarmos cuidado essas ideologias e costumes entraram em nossas vidas e não teremos mais forças para seguir a Cristo.

O Salmista também nos alertou sobre andar e sentar com os ímpios e escarnecedores.

Os ímpios são os que vivem no pecado e que tem prazer nele. Os escarnecedores são aqueles que zombam de alguém ou do evangelho de Cristo…

É impossível nós não nos relacionarmos com esses tipos de pessoas, mas eles não devem ser os nossos “melhores” amigos, não devem ser aqueles na qual sentamos, trocamos idéias e nos confraternizamos…
Infelizmente no nosso meio cristão, temos muitos escarnecedores e ímpios, fujamos desse tipo de pessoa. Pois seus conselhos são tolos e insanos!

Conseqüência de quem segue os conselhos dos ímpios
Os que se verdearem, seguirem os conselhos e caminhos dos ímpios, o salmista registra suas conseqüências:

- Serão como a moinha que o vento espalha - Ou seja, será enganado por coisas que não dão um bom resultado, são enganados por qualquer coisa, doutrinas etc…

- Não subsistirão no juízo, nem na congregação dos justos - Por maus conselhos, e más influências essa pessoa sofrerá muitíssimo na terra e na eternidade.

O casamento, família, emprego não irão subsistir, irão se desmoronar por conselhos tolos, que não são firmados pela verdade…

A pessoa que serve a Deus, quando para de seguir o conselho da Palavra acaba se desviando, abandonando a fé…

- Por fim, o seu caminho perecerá… Você viu as conseqüências de quem segue, ouve os conselhos dos ímpios?

Mas tenho uma boa noticia pra você que não participa das rodas dos ímpios que não se aconselha com os mesmos.

Conseqüência de quem tem prazer na lei de Deus
Na Bíblia Sagrada, temos respostas para todos os problemas, encontramos conselhos para todas as situações… Juntamente com a oração temos grande poder de vencer as dificuldades do dia-dia.

O salmista relata ainda em Salmo 1, as características e recompensa daquele que não segue e que nem se assenta junto aos ímpios…

Aquele que tem prazer na Lei do Senhor e que medita de dia e de noite é:

- Bem aventurado - Em outra tradução Bíblica é COMO É FELIZ… Mesmo com problemas, a pessoa que ama a lei, a Palavra de Deus, ela é feliz, porque encontra conforto, segurança e paz.

- É frutífero e próspero – A pessoa passa por situações difíceis, mas é “frutífero”, ou seja consegue vencer os problemas, o casamento é restaurado, a vida é transformada seja qual for o problema, quando seguimos a Palavra de Deus e amamos a sua lei, somos mais que vencedores. Próspero, essa prosperidade pode ser financeira, mas nem todos serão cheios de dinheiro, mas a maior prosperidade que podemos ter é JESUS EM NOSSOS LARES EM NOSSAS VIDAS, essa prosperidade o dinheiro não pode comprar… E ainda quando morrermos iremos morar com ELE nos céus, pisar nas ruas de ouro…
Podemos dizer que aquele que tem prazer na lei do Senhor é como a arvore plantada junto ao ribeiro de águas, o Ribeiro é Deus as águas é a sua Palavra que nos alimenta, sustenta e que nos dá a direção correta para solucionar os problemas.

Melhor do que ver, ouvir e conversar com pessoas ímpias é ver, ouvir e conversar com Deus, porque somos justificados no sangue de JESUS, e o SENHOR conhece os caminhos dos JUSTOS..

Se você está se assentando juntos aos ímpios, seguindo seus conselhos, ainda tem uma solução, essa solução se chama CONVERTER:
Com DEUS
ver Deus
ter Deus


por: Thiago Dearo